Sobre Maria Helena

Maria Helena é um município brasileiro do estado do Paraná. Sua população foi estimada em 5.956 habitantes, conforme dados de IBGE de 2010.

Localizada na Região Metropolitana de Umuarama, nas seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 23°35’30” SUL e Longitude: 53°12’ W – GR. Fica a 592,79 km de distância da capital, com uma altitude de 630m acima do nível do mar.

Tem uma área de 486 km², e tem seus limites são: ao Leste com município de Cruzeiro do Oeste, a Oeste com o município de Umuarama, a Norte com o Município de Douradina e Tapira e ao Sul, limitando-se novamente com o município de Umuarama.

História de Maria Helena

A colonização da região onde se localiza Maria Helena, deu-se na segunda metade do ciclo econômico do café, durante as décadas de 1940 e 1950. Em busca de terras baratas, solos férteis e o bom preço do café, famílias instalaram-se na região e formaram um grande número de pequenas propriedades rurais. Estas famílias eram oriundas de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e de outras cidades do Paraná.

O nome Maria Helena se originou do nome da filha do colonizador da cidade, Mario de Aguiar Abreu.

Feriados

25 de Julho, emancipação política e o aniversário da cidade.
8 de Agosto, padroeira Nossa Senhora das Graças.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Helena_Parana